terça-feira, 9 de abril de 2013

Cadeia de valor e a gestão por processos


Cadeia de Valor é um conjunto de ações ou processos interrelacionados que produz um serviço ou produto com valor para o cliente. A definição de cadeia de valor reforça a relação entre processos e desempenho, o que inclui a interação entre os processos internos de uma empresa e também o de seus clientes e fornecedores externos (KRAJEWSKI, 2009).
A administração de cadeias de valor é baseada em administração de processo e estratégias de operações. O domínio dos processos garante seguramente a conquista de vantagens competitivas e a agregação de valor para os clientes (MORORÓ, 2008, p.39).
O valor de um produto ou serviço é o quanto o cliente está disposto a pagar, desde que este atenda suas expectativas e necessidades (OLIVEIRA, 2007, p.47).
E, para enfatizar este conceito, Paladini (1995, p.105) comenta que, quando a organização valoriza o cliente, todas as suas necessidades, conveniências e preferências são transformadas em objetivos fundamentais da empresa. E, baseado nas colocações anteriores, isto é conseguido com facilidade utilizando-se a visão por processos.
As organizações internamente não se integram e, tão pouco, realizam a transferência de informações necessárias, deixando de desenvolver o conhecimento integrado entre os vários setores (MORORÓ, 2008, p.14). E, Tubino (2000, p.18) confirma as colocações de Mororó, quando cita que, as organizações têm o
conhecimento que as barreiras funcionais necessitam ser eliminadas. Ressalta-se que os times de desenvolvimento de processos desafiam a forma original de um processo e procuram redesenhá-lo para reduzir as atividades que não agregam valor, proporcionando a integração entre as áreas internas
(SMART; MADDERN; MAULL, 2008, p.07).

Autor: EDSON HERMENEGILDO PEREIRA JÚNIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário