quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Resumo: Gestão Estratégica de Pessoas (Ambientes organizacionais: definição).

Conceber e implantar modelos de gestão de pessoas que atendam a esse desafio é um objetivo constante de todos os profissionais envolvidos com a gestão organizacional. Qual é a importância dos ambientes organizacionais? A eficácia e o sucesso de uma organização dependem da eficiência das operações internas. As organizações são vistas como sistemas abertos que precisam se adaptar a condições externas. A escassez ou o preço do petróleo, por exemplo, pode ter um impacto mais significativo sobre uma organização do que qualquer tentativa interna de tornar o trabalho mais desafiante para os funcionários.

Qual é a definição de ambiente organizacional?

O ambiente organizacional é o ambiente no qual a organização opera e é sua principal fonte de incerteza. (Stakeholders, fornecedores podem dificultar o fornecimento de algum recurso).

O que é Stakeholder? Pessoas ou empresas que, de alguma maneira, exercem influência sobre ou são influenciadas pelas ações de uma organização.
A estrutura da organização deve ser desenhada para tratar adequadamente os relacionamentos com stakeholders, bem como com o ambiente externo. Para definir o ambiente organizacional mais precisamente, pode-se recorrer a duas distinções analíticas. O ambiente geral versus o específico; O ambiente real versus o percebido.
Ambiente geral e específico: Se refere aos fatores, às tendências e às condições gerais que afetam todas as organizações; se volta para as condições que potencialmente podem afetar as organizações. o ambiente geral não só influencia a organização em si, mas também exerce influência sobre outros membros do ambiente específico da organização. Ambiente real: ocorrem dentro da organização, são percebidos pelos  gerentes.

Mudança ambiental e incerteza

Nem todos os ambientes organizacionais são iguais. Um ambiente é considerado estável se permanecer, relativamente, o mesmo durante certo período de tempo, como os serviços públicos. Ambientes instáveis, por outro lado, são aqueles que passam por mudanças rápidas e, muitas vezes, inesperadas, como, por exemplo, a alta tecnologia. Os ambientes perturbados e reativos são característicos dos oligopólios. Ramo de atividade dominado por três ou quatro empresas. Indicação de leitura dos livros O choque do futuro, de Alvin Toffler, e Megatendencias, de John Naisbitt, que apontam para a constatação de tais mudanças e suas implicações para diversas camadas da sociedade.

As relações entre ambiente e organização

Durante a era da escola clássica da administração, os acadêmicos e especialistas concordavam, de um modo geral, que havia uma maneira ideal de se administrar, especificamente, uma liderança autoritária. Da mesma forma havia uma estrutura organizacional genérica denominada Burocracia.
O que é burocracia? Conceito administrativo amplamente usado, caracterizado por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, no qual os membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padrões. Este estilo gerencial de autoridade funcionava durante a revolução industrial, a ênfase estava na produção em massa de produtos uniformes, Henry Ford.

“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”.

Usando uma abordagem diferente da fabricação e da comercialização de carros, com base na descentralização de operações e responsabilidade sob um controle coordenado, rapidamente a General Motors deixou a Ford Motor Company para trás. A abordagem da Ford à produção de automóveis não se adaptou às exigências ambientais tão bem como a General Motors: o apego aos paradigmas tradicionais da estrutura organizacional não permitiu tanto sucesso quanto o desenvolvimento de uma organização mais adaptável, capaz de fabricar carros para diversos segmentos de mercado.

O controle do ambiente

Como a incerteza ambiental ameaça a eficácia de uma organização, os gerentes freqüentemente procuram minimizar esse fenômeno por meio de tentativas de se antecipar melhor e de se adaptar a mudanças ambientais. Mesmo a previsão e a antecipação não funcionam sempre. Considera-se que as organizações que concorrem num ambiente aberto têm um nicho específico, um lugar ou uma posição no mercado. Esse nicho pode ser grande ou pequeno, e é determinado por fatores ou dimensões exclusivos àquela organização dentro do seu ambiente. As organizações precisam se encaixar nos seus nichos, ou fracassarão. Exemplo: crises do petróleo de 1972 e 1979 mudaram o enfoque da indústria de carros grandes para menores, mais eficientes no uso do combustível. O sucesso ou o fracasso da organização é determinado mais pelas características do ambiente e do nicho em particular do que por habilidades gerenciais e estratégias organizacionais.

O clima organizacional como ferramenta de parceria

Os colaboradores passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações e estas dependem das pessoas para alcançarem os resultados almejados, como os resultados do planejamento estratégico. De um lado, o trabalho toma considerável tempo de vida, de esforço e de dedicação das pessoas que, muitas vezes, dependem da organização para sua sobrevivência, sucesso e crescimento pessoal. De outro, a realização pessoal, o alcance de sonhos, objetivos e desejos pessoais, em sua maioria, vêm do trabalho desenvolvido nas organizações.
Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançar seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e ter sucesso. Ou seja, existe uma interdependência e uma parceria. O clima organizacional é uma ferramenta de parceria que atende aos interesses de ambas as partes: organização e trabalhadores.
O que é clima organizacional? È um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. Este ligado diretamente a maneira como o colaborador percebe a organização com sua cultura, suas normas, seus usos e costumes.
O que vem a ser uma pesquisa de clima organizacional? È uma forma de mapear o ambiente interno da empresa, para verificar os problemas e melhorar o ambiente de trabalho. È a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio da experimentação de práticas, etc.

Benefícios

São inúmeros os benefícios encontrados pela atitude da empresa em realizar uma pesquisa de clima organizacional.

·         O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa.
·         Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
·         Aperfeiçoar a comunicação.
·         Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
·         Enfocar cliente interno e externo.
·         Aperfeiçoar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes.
·         Diminuir o índice de rotatividade.
·         Criar um ambiente de trabalho seguro.
·         Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
·         Elevar consideravelmente o índice de motivação das pessoas, pois dentro dessa ação estão intrínsecas as frases: “Queremos ouvir você”, “Você e sua opinião são muito importantes para nós”.
·         Elevar sensivelmente a crença na empresa.
·         Identificar as satisfações e as insatisfações do público interno

É importante apontar aspectos subjetivos que fazem parte do dia-a-dia da organização, porque cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos no clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.

O que se busca ao estabelecer vínculo com uma empresa? Há profissionais que busca realização pessoal, outros buscam oportunidades de crescimento, melhores salários e benefícios, segurança no trabalho, respeito e reconhecimento, qualidade de vida, etc. Ou seja, cada pessoa tem expectativas a serem atendidas por intermédio do exercício de um cargo ou função em uma organização.

Um processo de parceria, para ter êxito, requer alguns atributos básicos, tais como: confiança, transparência nas informações e respeito. Gerar comprometimento somente será possível se as empresas entenderem e identificarem quais são as expectativas e os objetivos que os colaboradores possuem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário