segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Consumo e Marketing Emocional

RESUMO


Este resumo trata do consumo e marketing emocional aplicado ao vestuário. O objetivo é levantar informações de fatores que motivam os consumidores a comprar e verificar qual a percepção que o consumidor tem em relação ao produto. Uma das melhores características do povo brasileiro para a indústria do vestuário é que o brasileiro é vaidoso e traduz essa característica nos seus hábitos cotidianos de vestir. O consumo de produtos do vestuário está envolto por uma atmosfera emocional, onde o imaginário sobressai á realidade. O vestuário e sua constante mudança movem um motor econômico infinito na história da sociedade. É um mercado que se renova a cada estação, e sem dúvida também uma forma de distinção de classes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, usando o método de análise qualitativa entre as variáveis para chegar ao objetivo do estudo através do tratamento de informações pelas literaturas e outros.


Palavras - chave: Marketing emocional; Consumo; Vestuário.



1 INTRODUÇÃO



Este trabalho permite a todos os leitores e empresários se orientarem e obterem informações na tomada de decisões, bem como ser referência de pesquisa para estudiosos a respeito do consumo e marketing emocional no vestuário. O marketing passou a ter um papel fundamental na disseminação do consumo. O Marketing de Vestuário é específico e orientado para entender todo o mercado que gira em torno da indústria da moda, e se propõe a comunicar de maneira correta todos os produtos e serviços oriundos desse segmento.

As informações coletadas no decorrer deste trabalho foram extraídas de fontes de acesso público bibliotecas. O trabalho está estruturado em capítulos, o primeiro capítulo fala do marketing de moda, os fatores, influências da cultura que é o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa. À medida que cresce, a criança absorve certos valores, percepções e comportamentos de sua família. A maior e mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade são as famílias. O segundo capítulo aborda sociedade e consumo. O vestuário e sua constante mudança movem um motor econômico infinito na história da sociedade. É um mercado que se renova a cada estação, e sem dúvida também uma forma de distinção de classes.


2 MARKETING


2.1 MARKETING DE MODA


O marketing é a área de estudo que avalia e planeja a melhor maneira de comunicar e vender um determinado produto. O Marketing de moda é específico e orientado para entender todo o mercado que gira em torno da indústria da moda, e se propõe a comunicar de maneira correta todos os produtos e serviços oriundos desse segmento. Dentro do mercado de moda consideramos também acessórios e cosméticos como parte desta indústria (COBRA, 2007).

De acordo com Cobra (2007), a moda é um negócio que costuma seguir a tendência da economia do país. Assim, em uma situação de crise, os estilistas passam a produzir coleções mais baratas, além de acompanhar também os estilos de vida das pessoas, seus comportamentos, suas necessidades e, principalmente, seus desejos.

O ciclo de vida da moda tende a ser cada dia menor, demonstrando uma evolução cada vez mais rápida, a partir da qual se percebe que os produtos de moda devem exercer no curto prazo, um considerável fascínio para atrair o maior número de consumidores dispostos a comprar, suprindo suas necessidades e desejos o quanto antes.


2.2 INFLUÊNCIAS CULTURAIS E SUBCULTURAIS



Cultura, subcultura e classe social são fatores particularmente importantes no consumo. A cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa. À medida que cresce, a criança absorve certos valores, percepções e comportamentos de sua família. (KOTLER, P.; KELLER, K. L. 2006, p.173).

Solomon (2011, p. 568) diz que “a cultura é um conceito fundamental para o entendimento do comportamento do consumidor”. As opções de consumo têm que ser compreendidas considerando o contexto cultural em que são feitas, e os produtos e serviços devem sintonizar-se com as prioridades da cultura de cada época para terem mais chances de serem aceitos.

Solomon (2011) afirma que todos os consumidores pertencem a várias sub-culturas. Estas são crenças e experiências comuns que os associam dentro da sociedade global. Tais associações afetam seu estilo de vida, e podem ser baseadas em similaridades como idade, raça, histórico étnico, local de residência ou até uma forte identificação com uma atividade ou forma de arte.


2.3 CLASSE SOCIAL E FAMÍLIA

Os fatores que definem classe social e que podem impulsioná-los ao consumo de determinados produtos. São eles:

a) classe social;

b) renda;

c) ocupação;

d) grau de instrução; e

e) status.


Estes elementos relacionados possibilitam a compreensão de padrões de compra, gostos e estilo de vida de uma sociedade.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. (2006, p. 176) coloca que “a posição de um consumidor na sociedade – sua classe social é determinada por um conjunto de variáveis, incluindo renda, passado familiar e ocupação”. E diz ainda, que estas necessidades funcionais das classes inferiores citadas acima são atendidas em forma de produtos utilitários que apresentem resistência ou conforto, em vez de estilo ou moda.

A classe social influência fortemente o estilo de vida do consumidor, e este estilo de vida demonstra a qual classe social é pertencente. É ela que determina a maneira como os consumidores vivem e consomem principalmente as crianças.

A maior e mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade são as famílias afirma KOTLER, P.; KELLER, K. L. (2006). Para os autores, a família é um grupo de referência primária mais influente, sendo a família de orientação composta por pai, mãe e filho(s) vivendo juntos, e a família procriação incluindo o cônjuge e os filhos.


3 SOCIEDADE E CONSUMO


3.1 SOCIEDADE CAPITALISTA E CONSUMO

Cada dia mais a vida social exigem do ser humano um retrato individualista de seus costumes, podemos até chamar o ser humano de egocêntrico. A era moderna faz cada vez mais querermos nos gratificar por nossos esforços.

O vestuário e sua constante mudança movem um motor econômico infinito na história da sociedade. É um mercado que se renova a cada estação, e sem dúvida também uma forma de distinção de classes. Com a mudança do atual perfil da consumidora moderna, quem se destaca no mercado do vestuário é quem consegue se desmarcar das dificuldades e chamar para si toda a atenção. No mercado de vestuário hoje vence quem consegue perceber a tempo as mudanças e se movimentar a tempo de adequar-se a elas. (KOTLER, P.; KELLER, K. L. 2006).


3.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR


O comportamento de consumo é influenciado por diversos aspectos que afetam os indivíduos. Dentre estes aspectos, há quatro fatores que determinam mais fortemente o processo de seleção e definição de “o que” e “como” consumir: a restrição orçamentária dos indivíduos; o contexto histórico ao quais as pessoas foram submetidas; os meios, os canais, disponíveis para adquirir o que se quer consumir; e o comportamento dos grupos sócio-culturais com os quais as pessoas se identificam.
As novas tecnologias e o aumento do uso da internet têm influenciado na forma de consumo da população seja através de redes sociais, blogs, e-mail marketing, mensagens SMS, hot sites de promoções.
Atualmente, os produtos e serviços são comentados em massa e em tempo real nas redes sociais, as tornando um meio de consulta da qualidade de produtos e serviços. Em função disso, é importante que as empresas estejam atentas e envolvam o consumidor desde o primeiro momento de um lançamento, para evitar críticas ruins. (SOLOMON, MICHAEL R. 2011).
Segundo KOTLER, P.; KELLER, K. L. (2006) existem quatro tipos de comportamento de compra do consumidor baseados em graus de envolvimento e o grau de diferenças entre as marcas. O comportamento complexo envolve um processo de três etapas. Primeiro, o comprador desenvolve crenças sobre o produto. Segundo, ele desenvolve atitudes sobre o produto. Terceiro, ele faz uma escolha refletida.


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS


A sociedade moderna, ou a chamada sociedade de massa, é marcada pelo consumo. O consumo tornou-se identificação na sociedade. O mercado acompanha o consumo emocional e se especializa para esta nova demanda.
Existem inúmeros fatores que determinam o consumo. Sejam quais fatores que influenciaram para o aumento de consumo, é importante que o empresário esteja atento para estes fatores e que leve em conta promoções e ações de marketing. Os empresários devem ter visão mercadológica para variarem seus produtos, conquistando novas fatias de mercado.
A internet hoje influência diretamente nos hábitos de consumo da população. Monitorar a internet torna-se fundamental para o trabalho dentro dos setores relacionados ao consumo, como o vestuário.
O que leva os consumidores a adquirir os produtos está relacionado a vários motivos tais como: necessidade, crenças, sociedade, valores e desejos pessoais de cada um. Assim, através desta revisão bibliográfica espera-se contribuir e enriquecer a bibliografia local, bem como o mercado. E, para mim esse trabalho contribuiu como forma de construção do conhecimento e aprendizado.


5 REFERÊNCIAS


COBRA, Marcos. Marketing & Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Fonte: Sandra Denise Lach

Nenhum comentário:

Postar um comentário